sexta-feira, 1 de maio de 2015

COMO MONTAR UM GRUPO DO TERÇO DOS HOMENS


O Movimento Terço dos Homens é um dom do Espírito Santo para toda a Igreja.
É um presente de Nossa Senhora para seus filhos que desejam seguir Jesus Cristo. E quem participa dele, torna-se dom e bênção para o mundo.
Comunhão: O Grupo Terço dos Homens deve caminhar integrado na comunidade eclesial. Por isso, é importante que tenha o apoio do pároco ou do responsável pela comunidade. A reza do terço é uma porta aberta para a evangelização. Os fiéis devem participar ativamente da comunidade, da Eucaristia dominical e de outros momentos da Igreja.
Organização: Organize o grupo e distribua as funções fazendo com que todos trabalhem com o mesmo objetivo. É preciso que todos saibam com antecedência o dia, a hora e o local do terço.
Coordenação:  O grupo deve ter um coordenador,  um secretário e ser for o caso, um tesoureiro. A coordenação deve favorecer a participação de todos e garantir a fraternidade no grupo.
Distribuição: É importante distribuir as funções para uma maior e melhor participação dos presentes. Deve haver os encarregados para: “animar” os cânticos, contemplar os mistérios, rezar as Ave-Marias…
 No final do terço, se achar conveniente, o grupo pode ler o Evangelho do dia e fazer breve reflexão do texto bíblico. 
Ambiente: Crie um ambiente propício para o momento de oração como, por exemplo, um pequeno altar com uma imagem de Nossa Senhora, velas, flores, etc.
Piedade: Piedade e confiança em Deus são elementos essenciais para o crescimento na fé e no amor. Esse momento de encontro para a oração  é bonito e muito importante. Quem reza tem intimidade com o Senhor, com a família e com toda a Igreja.
Tempo: O tempo deve ser previsto e jamais ser alongado. Dentro de 40 minutos é possível realizar todo o trabalho do grupo. A boa administração do tempo é o segredo para a perseverança dos homens na oração.
Quantidade: Não se importe se o número de participantes no início do Grupo for pequeno, normalmente começa assim. Lembre-se que Jesus falou: "Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles."
Misericórdia: O coordenador e os demais membros que já sabem rezar o terço, devem ter bastante misericórdia para com os membros novos que muitas vezes nunca rezaram o terço e o estão fazendo pela primeira vez. Deve-se evitar de colocá-los em dificuldades, como por exemplo, pedindo para que "puxem" um mistério ou coisa parecida. Muitas vezes, eles vão aprender ao longo da caminhada até a rezar o Pai-Nosso e a Ave-Maria.
Fonte: A12.com