quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BOAS PRÁTICAS PARA OS GRUPOS DE TERÇO DOS HOMENS

Prezados amigos membros do Terço dos Homens, apresentamos a seguir algumas boas práticas como sugestões a serem implementadas nos grupos do Terço dos Homens visando ajudar aos mesmos a dinamizarem seus terços e a motivarem seus participantes.

Vale ressaltar que muitas dessas boas práticas aqui apresentadas já são utilizadas em diversos grupos e o que importa mesmo é que tenhamos em mente que a oração do terço mariano é uma oração muito forte e que tem a sua prática incentivada pela própria mãe de Jesus, nossa querida mãezinha Nossa Senhora.

Dessa forma a perseverança nessa oração e ainda mais recitada em grupo, pode alcançar muitas graças concedidas pela Mãe de Deus e pelo seu próprio filho, Jesus Cristo.

Vejamos então algumas sugestões:

1 - O responsável pelo grupo deve sempre ficar atento em fazer RODÍZIO DOS MISTÉRIOS em cada semana:  GOZOSOS (seg/sáb/dom) / DOLOROSOS (ter/sex) / GLORIOSOS (qua) / LUNINOSOS (qui), evitando assim de se rezar sempre o mesmo mistério toda semana, já que as reuniões se dão, normalmente, sempre no mesmo dia da semana.

2 - Durante a oração do Terço, é interessante que se faça também RODÍZIO DOS PUXADORES dos mistérios, revezando a cada semana. Assim todos têm a oportunidade de puxarem os mistérios do terço. 
Vale ressaltar aqui, que caso algum membro não se sinta ainda, confortável e seguro para puxar os mistérios, sua vontade deve ser respeitada, até que o mesmo se sinta a vontade para fazê-lo.

3 - Os responsáveis pelos grupos de terço, devem sempre procurar dar oportunidade de APRESENTAÇÃO DAS INTENÇÕES por parte dos integrantes, seja entre os mistérios do terço ou no início do mesmo.

4 - Uma prática que deve, sempre que possível, ser implementada pelos grupos de Terço dos Homens, é a de periodicamente fazerem a oração do Terço nas PRAÇAS / CASAS / CAPELAS / RUAS / HOSPITAIS / ASILOS etc.
Essa prática atende à própria missão primordial da Igreja Católica, que é de evangelizar fora dos muros das igrejas, estando inclusive, em atendimento às constantes solicitações do nosso querido Papa Francisco.

5 - Outra prática bastante saudável para a perseverança dos grupos do terço, é a oração do Terço em OUTRAS PARÓQUIAS e outros grupos. Essa prática possibilita um maior intercâmbio entre os grupos e a troca de experiências positivas entre os mesmos.

 6 - Uma prática que mantém acesa a chama da oração do terço entre os membros dos grupos, é realizar PEREGRINAÇÕES  ANUAIS a Santuários Marianos ou outros, tais como: o de NOSSA SENHORA APARECIDA (São Paulo) / NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (Recreio - Rio de Janeiro) / MÃE RAINHA (Recreio - Rio de Janeiro) / CORCOVADO (Rio de Janeiro) / CANÇÃO NOVA (Cachoeira Paulista - São Paulo) / DIVINO PAI ETERNO (Trindade - Góias) / e  outros.

7 - Sugerimos que os responsáveis pelos grupos conversem com seus Párocos para que os grupos de TERÇO DOS HOMENS tenham uma PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA NA PARÓQUIA e capelas (como por exemplo: na SEMANA SANTA / SEMANA DA PADROEIRA / CORPUS CHRISTI / NATAL / etc).

8 - Realizar dentro do possível uma CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL, próximo ao final do ano, convidando as famílias dos membros para participarem.

9 - Alguns grupos mantém uma CAIXINHA para contribuição expontânea dos membros, que servirá para ajudar na Confraternização Anual, Peregrinação ou outras despesas. Inclusive ajudando aos membros que momentaneamente não possam pagar para ir na Peregrinação, por exemplo.

10 - é uma prática interessante, fazer momentos de FORMAÇÃO e/ou PEQUENAS CATEQUESES.

11 -  Pode-se ainda, periodicamente CONVIDAR PREGADORES externos, para falarem rapidamente para o Grupo sobre assuntos ligados ao TERÇO ou mesmo de FORMAÇÂO e CATEQUESE.

12 - Os coordenadores dos grupos devem verificar se todos os participantes já RECEBERAM OS SACRAMENTOS, tais como: já foram BATIZADOS, FIZERAM A PRIMEIRA COMUNHÃO, CRISMA, ou mesmo se receberam o SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO. Se houver membros que ainda não tenham recebido esses sacramentos incentivá-los a se prepararem para recebê-los.

13 - Os coordenadores e/ou mesmo os membros dos grupos, devem sempre observar se existe algum membro de seu grupo que esteja faltando e verificar o por que isso está acontecendo. Se for por doença, levar o grupo para rezar o terço na casa do amigo. Se for por desânimo - ir visitá-lo para convidá-lo a retornar. 

14 - Uma prática que pode ajudar muito na busca de membros que estejam faltando, é criar o APADRINHAMENTO. Trata-se de um prática onde cada membro do grupo, é responsável por um outro membro e, assim sucessivamente, de forma que todos tenham um padrinho, e todos sejam apadrinhados.

15 - RESOLVER TUDO COM O GRUPO, envolvendo todos em todas as decisões do Grupo.


16 - Periodicamente FAZER AVALIAÇÃO, para ver o que precisa melhorar, corrigir. É uma oportunidade para ouvir sugestões, etc

17 - Se possível, instituir uma camisa que represente o grupo.

18 - Participar dos Encontros dos Grupos de Terço dos Homens que existem durante o ano, realizados pelas Arquidioceses, Vicariatos, Foranias e outros.

Por: José Vicente Ucha Campos