sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O ROSÁRIO É UMA ORAÇÃO COMPLETAMENTE BÍBLICA, SIM!


Esclarecendo um comum equívoco de muitos sobre o terço e a devoção dos católicos a Maria

Um leitor enviou a seguinte colocação à colunista Katrina Fernandez, da edição da Aleteia em língua inglesa:

Olá, Katrina,
Li um dos seus artigos no qual você diz que a oração do rosário é importante… Rezar o rosário não é bíblico. É uma das tradições da sua Igreja criadas pelo homem e contraditas pela Bíblia em Jeremias 17, 5 e Marcos 7,13.
I Timóteo 2, 5 diz o seguinte: Só há um Mediador entre Deus e o homem: JESUS. Esse versículo não diz nada sobre rezar a Maria…
Além disso, Mateus 6,7 diz o seguinte:
Quando orardes, não fiqueis balbuciando como os pagãos, que pensam que serão ouvidos por causa de suas muitas palavras.
Por favor, explique-me por que você está incentivando as pessoas a caírem na idolatria rezando a Maria.
Mike F.
_______
Caro Mike,
Agradeço o seu contato e esta oportunidade de esclarecer um comum equívoco de muitos sobre o rosário e a devoção dos católicos a Maria.

Em primeiro lugar, o rosário não é uma oração “para” Maria: ele é uma meditação sobre a vida de Cristo. Cada mistério do rosário foca nos eventos – muito bíblicos – dos Evangelhos. Dizer que o rosário “não é bíblico” nada tem de acurado.

Quando você olha para os componentes do rosário, você vê que:

1) cada parte do rosário é bíblica por natureza;

2) cada parte do rosário tem um significado muito profundo, bem contrário à alegação de “ficar balbuciando como os pagãos” ou de ser uma “vã repetição”, como muitas vezes acusam, desconhecendo o seu sentido e o seu caráter de oração contemplativa da vida de Cristo.

O rosário é composto pelas seguintes orações: a Ave Maria, o Pai Nosso (ou “Oração do Senhor”, que nos foi dada pelo próprio Cristo), o Glória, o Credo dos Apóstolos, os vários mistérios da fé e uma Salve Rainha como encerramento.

Quando os católicos fazem a oração “Ave Maria”, eles não estão rezando “para” Maria, mas sim pedindo as orações de intercessão dela por nós, da mesma forma que você pode pedir aos seus amigos, familiares ou ao seu pároco ou pastor para orar por você.

Acontece que as orações de intercessão de Maria são muito mais poderosos, já que ela é a Mãe de nosso Senhor e se senta ao lado dele no céu.

A oração da Ave Maria é tomado diretamente da Bíblia, dos lábios do Arcanjo Gabriel, mensageiro do Senhor (Lucas 1,28), e dos elogios de Santa Isabel, quando o menino em seu ventre reconheceu Jesus como o Messias (Lucas 1,42).

A doxologia nada mais é que um hino de louvor à Santíssima Trindade: “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém“.

Os Mistérios do Rosário são meditados enquanto se reza cada dezena, ou seja, cada dez contas do rosário, com o fim de ajudar o orante a se aprofundar na reflexão sobre as alegrias, sacrifícios, sofrimentos e milagres de Cristo.

Eu não consigo pensar em qualquer outra oração no mundo que seja mais rica em significado bíblico e teológico, mais profunda e mais espiritualmente bela que o Rosário.

É uma cadeia de oração que nos une a Deus. É por isso que eu incentivo as pessoas a rezarem o Rosário – e convido e incentivo você a rezá-lo também!

Acredito que você vai gostar dos escritos de Scott Hahn. Antes de se tornar um conhecido escritor e apologeta católico, ele também foi um firmemente anticatólico ministro presbiteriano.
Se você está sinceramente em busca de conhecimento sobre a fé, um ótimo ponto de partida é o livro “Todos os Caminhos Levam a Roma” [“Rome Sweet Home”, no original], escrito por ele.

Meus sinceros melhores votos de paz e bem a você!
Por: Katrina Fernandez

Fonte: Aleteia