segunda-feira, 10 de junho de 2019

TERÇO NA CAPELA SÃO GASPAR BERTONI EM 10/06/2019


Nesta segunda-feira, 10 de junho de 2019, o nosso Movimento foi convidado para rezar o Terço Mariano na Capela São Gaspar Bertoni, dentro das comemorações do tríduo à São Gaspar, cujo dia celebramos em 12 de junho.

Um resumo da história desse glorioso santo, que tanto tem a ver com nossa paróquia e comunidade, começa em 09 de julho de 1777, com o seu nascimento em Verona, Itália.

A vida de São Gaspar foi marcada desde cedo por sofrimentos de doenças e problemas na família, tais como a separação de seus pais e depois a morte da sua irmã. Como não bastasse, São Gaspar viveu numa época de guerras e conflitos entre povos que queriam anexar Verona à seus domínios, como os austríacos e franceses. Isso trouxe para aquela região muito sofrimento, fome, doenças etc.

São Gaspar sentiu a sua vocação desde adolescente, ingressando no Seminário muito cedo e sendo ordenado sacerdote, aos 23 anos, em 1800.

Desde jovem seminarista, dedicou-se a causa dos jovens e dos doentes e feridos nas disputas regionais. Recebeu o título de "Apóstolo dos jovens".

Foi um sacerdote de bastante seriedade com o seu ministério, sendo chamado pelo Bispo para resgatar a dignidade do clero daquela época, trabalhando no Seminário na formação de novos sacerdotes. São Gaspar era um excelente pregador, ficando conhecido também como o "Missionário Apostólico".

Fundou a "Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo", os "estigmatinos".

Morreu aos 76 anos, em 12 de junho de 1853, sendo canonizado pelo Papa João Paulo II, em 1989.

Os estigmatinos sempre tiveram uma relação muito estreita com o nosso bairro de Santa Cruz, permanecendo à frente da nossa Paróquia de Nossa Senhora da Conceição por mais de 50 anos.

Tudo começou com os Pes. Guilherme e Luciano, que construíram a nossa igreja atual. Eles foram responsáveis também pela implantação de diversas Capelas em nosso bairro e algumas hoje são paróquias, como a de Nossa Senhora da Glória, no Curral Falso, a de São Benedito, na Areia Branca, a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jesuítas, a de Nossa Senhora Aparecida, no Palmares, assim como diversas capelas e comunidades.

Não podemos esquecer também do Sr. Eleosípio, que foi o grande articulador e batalhador para que se tivesse essa linda capela de São Gaspar Bertoni, hoje, no Fomento, em Santa Cruz.

O nosso Terço de hoje contou com uma presença expressiva dos nossos irmãos e também da comunidade de São Gaspar.

Deus abençoe a todos e às suas famílias.

São Gaspar Bertoni, Rogai por todos nós! Amém!